Ver Endereço Porto Alegre

(51) 3398.3233

(51) 99215.5544

Ver Endereço Florianópolis

(48) 3307.7221

(48) 99635.8451

O poder do animal de estimação no seu tratamento

Espectadores do mundo inteiro foram às lágrimas nos cinemas que exibiram Sempre ao Seu Lado, adaptação de uma história verídica de lealdade. Durante nove anos, dia após dia, um cão akita esperou pela volta do dono, falecido, em uma estação de trem. O companheirismo dos animais de estimação é capaz de transformar a vida das pessoas. As brincadeiras e demonstrações de afeto dos pets elevam o estado de humor, refletem na saúde e funcionam como uma verdadeira terapia para quem está ao redor.

A presença dos animais foi determinante para Luciana Guedes, profissional autônoma de 41 anos. Em 2005, ela viu surgirem em seu rosto e pescoço inflamações cutâneas de causa inexplicável. Iniciou-se um périplo por dezenas de consultórios médicos, sem que descobrissem a origem do problema.

Aos poucos, ela foi deixando de trabalhar e se recolheu em casa. “Eu não queria sair, não queria tirar fotos. Só lia e pesquisava sobre patologias. Estava virando uma especialista em doença”, recorda. Em 2008, prestes a desistir de buscar tratamento, aceitou a sugestão do marido e adotou um casal de gatos. “Dalí e Gala chegaram à nossa casa e, em menos de uma semana, pude me sentir amada.” Com a mudança de foco do problema de saúde para o cuidado com os pets, Luciana viu seu astral melhorar sensivelmente. Elegantes e brincalhões, eles faziam companhia e suavizavam o passar dos dias.

“A pessoa que te vê com um problema de pele tem medo de você. Havia gente que me parava na rua para saber o que eu tinha, os vizinhos batiam à minha porta e perguntavam se era contagioso”, conta ela. “O bicho não liga, ele não quer saber se você está arrumado, bonito ou se tem dinheiro. Ele vem e fica perto de você”, completa.

Seis meses depois da adoção dos felinos, os sintomas físicos estavam visivelmente mais brandos. A melhora foi tanta que, em 2009, quando recebeu o diagnóstico de lúpus, Luciana e o marido tinham quatro gatos em casa. O contato com os felinos foi imprescindível para que ela “não deixasse a peteca cair”. Eles a ajudaram a conviver com a ideia de ter uma doença incurável, mas tratável.

Hoje, ela não toma nenhum tipo de remédio e tem nove felinos ronronando em volta. “Nós os salvamos do abandono, mas, na verdade, foram eles que nos salvaram”, garante. Além de todos os benefícios, Luciana acabou se encontrando profissionalmente. Transformou sua casa em um hotel para gatos, que hospeda periodicamente, quando os donos viajam.

Comprovado cientificamente

O que explica os efeitos positivos do convívio com animais de estimação é o amor incondicional manifestado por eles, de acordo com a psicóloga Manuella Balliana Maciel, do Instituto Cão Amigo. “Independentemente de tudo que aconteça, o bicho sempre estará ali. Se você acorda com a cara amassada, se está de mau humor, não interessa, ele vai te amar do mesmo jeito.” Cuidar de um ser vivo que interage e troca afeto faz com que as pessoas se sintam amadas e acolhidas, diz a especialista.

Segundo ela, ter um pet é ter para quem voltar. “Uma coisa é chegar em casa e encontrar um vazio. Outra coisa é ter um animal esperando. Ele sempre vai estar feliz em te ver, você é a vida dele”, enfatiza a psicóloga. Foi comprovado cientificamente, ela afirma, que além dos benefícios emocionais, o contato com bichos produz efeitos fisiológicos no corpo, como diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, aumento da imunidade e maior liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de bem-estar. “Parece mágica. O que um animal pode promover pela pessoa quase não tem explicação”, diz Manuella.

O Home Care é a solução

Via Gazeta do Povo.

Compartilhe o post

Facebook
Twitter
LinkedIn