Com a presença de profissionais qualificados, os beneficiários de Home Care muitas vezes precisam realizar atividades fora de casa, deslocamentos para consultas médicas, sessões de fisioterapia, atividades recreativas, entre outras, com segurança e conforto.
Além disso, o paciente busca manter sua rotina e socialização, mesmo diante de limitações físicas ou de saúde.
Neste artigo, responderemos a pergunta se o Home Care pode auxiliar os pacientes em suas atividades fora de casa.
O que é Home Care?
Home Care é um serviço de assistência médica e de enfermagem realizado no domicílio do paciente. Este modelo de cuidado é administrado por uma equipe multidisciplinar e inclui serviços que vão desde cuidados básicos de saúde até tratamentos complexos.
A equipe de Home Care pode incluir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais de saúde. O objetivo é proporcionar um ambiente confortável e seguro para o paciente, ao mesmo tempo em que se mantém a continuidade do tratamento e monitoramento clínico.
O Profissional Home Care pode levar o paciente para atividades fora de casa?
Os profissionais de Home Care não apenas podem acompanhar os pacientes em atividades fora de casa, mas essa prática é também uma recomendação.
Durante o atendimento, a orientação é que os profissionais permaneçam com o paciente em consultas médicas, exames, sessões de reabilitação, passeios e eventos sociais. Caso a família opte por não ter o profissional acompanhando o paciente em atividades fora de casa específicas, é necessário informar a empresa com antecedência.
Este acompanhamento contínuo assegura que o paciente receba o suporte necessário em diversas atividades fora de casa.
O profissional pode fazer compras (mercado, farmácia, etc.) para o paciente?
Os profissionais de Home Care têm permissão para realizar compras, como em mercados ou farmácias, sempre acompanhando o paciente.
Essas atividades podem ser parte do tratamento terapêutico. Em nenhum caso o profissional deve deixar o paciente sem assistência durante o período de atendimento.
Essa abordagem garante que o paciente esteja sempre sob supervisão adequada, mesmo em situações cotidianas fora do domicílio.
O profissional pode viajar com o paciente?
Os profissionais de Home Care podem acompanhar os pacientes em viagens. A família deve solicitar esse serviço à empresa com antecedência para que a Essencial Care possa verificar a disponibilidade do profissional que já atende o paciente.
Se o profissional não estiver disponível, outro será selecionado para a viagem. Durante a viagem, a família deve providenciar um local adequado para higiene pessoal e descanso do profissional, além de alimentação e horários para repouso.
O custo do serviço durante a viagem será cobrado com base em 24 horas de atendimento, uma vez que o profissional estará sempre à disposição do paciente.
O profissional pode dirigir para o paciente?
Os profissionais de saúde são responsáveis pelo cuidado integral da saúde do paciente, portanto, não é permitido que dirijam para eles.
Em caso de necessidade de atividades fora de casa, um familiar deve se encarregar de dirigir ou, alternativamente, podem ser utilizados táxis ou aplicativos de transporte, como o Uber.
Dessa forma, o profissional de saúde pode se concentrar exclusivamente na assistência ao paciente.
Posso dar uma cópia das chaves para facilitar o acesso dos profissionais na casa?
Não é aconselhável fornecer cópias das chaves da residência aos profissionais de saúde. Embora sejam rigorosamente selecionados e confiáveis, a Essencial Care não assume a responsabilidade pela entrega ou coleta das chaves. É preferível que um membro da família seja designado para abrir e fechar as portas, garantindo o controle de acesso ao local.
Para saber mais sobre como o Home Care pode auxiliar nas necessidades específicas de seu ente querido, entre em contato com a Essencial Care. Nossa equipe está pronta para fornecer informações detalhadas e esclarecer todas as suas dúvidas.