Ver Endereço Porto Alegre

(51) 3398.3233

(51) 99215.5544

Ver Endereço Florianópolis

(48) 3307.7221

(48) 99635.8451

6 cuidados que você deve ter com a saúde no inverno

As mudanças bruscas de temperatura e baixa umidade do ar que ocorrem no início do outono aumentam a incidência de problemas respiratórios como asma, rinite e gripe. Os grupos mais vulneráveis são crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas.

Segue algumas dicas para fortalecer sua imunidade na nova estação:

A higiene é essencial

Lave muito bem as mãos. Elas servem de vetores para muitos germes, que são os responsáveis pela transmissão de gripes e resfriados, entre outras doenças. Depois de lavar as mãos: enxugar com papel toalha diminui em 40% a quantidade de germes que sobram depois do uso da água e sabão, já secar com jato de ar quente aumenta em mais de 250%

Não descuide da sua alimentação

Não é porque os termômetros marcam abaixo dos 18 graus que você deve entrar embaixo do cobertor e devorar uma caixa de chocolates inteira sozinho. O ideal é consumir muitos alimentos que possuem Vitamina C, como laranjas e brócolis, já que essa propriedade tem o poder de proteger o nosso sistema imunológico.

Portanto, por mais que seja tentador comer uma caixa inteira de chocolate enquanto curte um filme, é importante não descuidar da sua dieta. Até porque você não quer passar o inverno doente ou com gripe, certo?

Beba bastante água

Por mais que o inverno possa não lhe proporcionar tanta sede, e muito importante manter-se hidratado nesta estação do ano a fim de prevenir o surgimento de algumas doenças. Beba bastante água, chás e sucos para evitar a secura das vias aéreas e mantê-las sempre lubrificada.

Não fique em ambientes fechados

Geralmente, no inverno fechamos todas as janelas por causa do frio, não é mesmo? Saiba que, apesar desse nosso costume, é muito importante abri-las para renovar o ar do espaço.

Se você deixar as janelas sempre fechadas, vai permitir o desencadeamento de doenças alérgicas, como a rinite. Portanto, coloque um bom agasalho e deixe tudo aberto ao menos durante algumas horas por dia. Isso também vale para as janelas do seu ambiente de trabalho.

Não passe frio à toa

Dentro de casa ou no escritório, costuma estar uma temperatura agradável. Mas quando saímos, geralmente é um frio de bater os dentes! Contudo, as variações bruscas de temperatura de um espaço para o outro não são boas para a sua saúde. Por isso, na estação mais fria do ano, tenha sempre com você um bom agasalho.

Afinal, essa é uma das principais razões pela qual as pessoas pegam resfriados. Assim, basta estar agasalhado que você estará protegido de doenças típicas do inverno.

E, claro, vacine-se

O meio mais efetivo para evitar as doenças do inverno são as vacinas. A antigripal confere imunidade por cerca de um ano e a vacina contra pneumonia pode proteger por cinco anos. No caso dos idosos, a vacina antigripal é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e distribuída gratuitamente pelo governo federal.

Compartilhe o post

Facebook
Twitter
LinkedIn