Os serviços de home care — ou seja, atendimento e tratamento em casa — cresceu 34% no Brasil, em 2017, e isto não é de se espantar. O serviço possui muitos diferenciais e vantagens, como uma enorme contribuição positiva no tratamento dos pacientes e uma redução aos riscos de infecção hospitalar, pois os mesmos não ficam expostos as bactérias presentes no ambiente hospitalar.
O fator emocional também contribui significativamente na internação domiciliar, pois o paciente certamente se sentirá mais à vontade dentro de sua casa, próximo de seus familiares e amigos.
Os diagnósticos são realizados e os problemas são tratados na sua residência sem a necessidade de internação hospitalar na maioria das situações. Esta conduta não traz somente a segurança, mas também evita internações hospitalares desnecessárias reduzindo significativamente os custos hospitalares.
São várias as vantagens da Internação Domiciliar, entre elas está o conceito de humanização ao qual confere o respeito pelos hábitos de vida do paciente, acompanhamento da família de forma integral, dispensando horários pré-estabelecidos para visitas, maior interação entre equipe, paciente e familiar, criando um elo de afetividade e confiança, adesão da família no tratamento por estar envolvida e ciente das necessidades do usuário, melhor resposta terapêutica.